sábado, 3 de maio de 2014

Prefeito anuncia sede própria para a Guarda Municipal e Defesa Civil 


A Guarda Municipal e a Defesa Civil terão uma sede própria, localizada no bairro Popular Velha. As forças de seguranças ficarão instaladas em local estratégico, na Rua João Afonso, onde hoje funciona a TV Morena. Em troca, o Município vai ceder um terreno localizado no bairro Universitário, onde a emissora de TV vai construir sua nova dependência.
A decisão foi anunciada pelo prefeito Paulo Duarte na noite da quarta-feira, 23 de abril, durante reunião com o empresário Ueze Elias Zahran, presidente do Grupo Zahran, e o gerente executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho. A área cedida ao grupo fica ao lado da nova Unidade de Saúde Luís Fragelli que a Prefeitura está construindo na Avenida Rio Branco.
Na manhã dessa quinta-feira, 24, o prefeito se encontrou com o empresário Ueze Zahran e visitou o local onde a TV Morena construirá sua futura sede. No local, o presidente do grupo informou que a previsão é que a nova sede esteja pronta no prazo de um ano e enalteceu a parceria com a Prefeitura.
Zahran informou ainda que o grupo está preparando um novo presente para Corumbá: “Em junho a população poderá assistir aos jogos da Copa do Mundo com sinal digital. Eles vão estar correndo lá – disse se referindo aos jogadores das seleções – e nós estamos correndo aqui para deixar tudo para que todos tenham uma melhor imagem e som”, informou.

O prefeito também elogiou a iniciativa da TV em proporcionar à população, a oportunidade de assistir à TV digital em alta definição, “ com imagens ricas em detalhes e de qualidade superior em comparação com a tradicional transmissão analógica”. Paulo, Ueze e diretores do grupo também visitaram as obras que a TV Morena executa no alto do Morro do Cruzeiro, em uma área cedida pelo Município, que será responsável pela nova tecnologia que será disponibilizada à população a partir de junho.
(Da assessoria)
.

Guarda Civil Municipal de Atibaia conta também com agentes habilitados na Polícia Federal

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia
A partir de agora a Guarda Civil Municipal de Atibaia conta com dois agentes credenciados em  instrução de armamento e tiro pela Polícia Federal. A habilitação aconteceu após os guardas realizarem avaliações nos dias 8, 9 e 10 de abril, quando foram submetidos a prova prática, teórica e oral na Capital Paulista.
O credenciamento dos agentes permitirá que o estágio de qualificação profissional obrigatório a todos os guardas da corporação, realizado anualmente, seja ministrado pelos novos instrutores. “Isso representará uma economia significativa aos cofres públicos, já que não será mais necessária a contratação de uma empresa terceirizada que ofereça o treinamento aos demais guardas”, lembra o secretário de Segurança Pública, Claudinei Cunha.

Os dois agentes (Santos e Augusto) passaram por um curso de 80 horas na cidade de Itu-SP para estarem aptos ao credenciamento da Polícia Federal. De acordo com um dos agentes aprovados no credenciamento, Inspetor Santos, o primeiro dia de avaliação contou com prova escrita e teórica, quando foram avaliados os conhecimentos sobre a legislação e demais assuntos relacionados a armas de fogo, com exigência de acerto em pelo menos 70% das questões. Já no segundo dia, durante as provas práticas, quando os participantes tiveram que demonstrar habilidade prática com disparos de  armas de fogo, exigiu-se o aproveitamento mínimo de 60% dos disparos. No terceiro e último de avaliação, houve prova oral e demonstração de habilidade em desmontar e montar armas de fogo, além de simulação de uma instrução para uma linha de tiro composta por policiais federais, também com exigência de 70% de aproveitamento. Não houve necessidade de avaliação psicológica pelo fato de as Guardas Civis Municipais realizarem esse tipo de exame periodicamente e os avaliados já pertenceram ao quadro da corporação em seus respectivos municípios. Ao final do treinamento, somente 37 dos 140 inscritos concluíram os testes e foram aprovados no curso de credenciamento.

Guardas municipais vão atuar no plano Crack, é Possível Vencer

As atividades do eixo autoridade está voltada para a segurança e repressão ao tráfico e uso de drogas

Agência Alagoas 23 Abril de 2014 - 09:51

Foto: Assessoria
As Secretarias de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) e Municipal de Segurança Comunitária com Cidadania vão coordenar a retomada das ações do plano Crack, é Possível Vencer em Maceió, a partir de uma repactuação que será feita com outras secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura. Entre as novas ações, está a entrada da Guarda Municipal nas atividades do eixo autoridade, voltado para a segurança e repressão ao tráfico e uso de drogas.
Para tratar sobre o assunto, os secretários da Paz, Adalberon Sá Júnior, e de Segurança Comunitária, coronel Edmilson Cavalcanti, se reuniram nesta terça-feira (22), na sede da Sepaz. O objetivo é que as ações deste esforço integrado já sejam perceptíveis para a população neste primeiro semestre.
No encontro, o gestor da pasta estadual enfatizou que o cumprimento das metas depende da integração entre as instituições.“Entre os objetivos do plano que devemos fortalecer, estão: promover integral atenção ao usuário de crack, trabalhar na prevenção ao primeiro envolvimento com drogas e enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas. Nós já conseguimos avançar em estabelecer uma rede de trabalho, com a atuação de várias secretarias do Estado e Município”, disse Adalberon Sá Júnior.
secretário municipal destacou o empenho da Prefeitura para alcançar as metas. “Por determinação do prefeito Rui Palmeira, a Secretaria de Segurança Comunitária com Cidadania vai dirigir o Comitê Municipal. Vamos mobilizar as demais secretarias para atingirmos as metas, principalmente nos eixos cuidado e segurança”, destacou o secretário municipal, coronel Edmilson Cavalcanti.
Também participaram da reunião a secretária adjunta municipal, Mônica Suruagy, e o superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz, Luan Gama.
Para entender
O plano Crack, é Possível Vencer foi lançado no final de 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o serviço de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas e promover ações de educação, informação e capacitação.
As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O programa Crack, é Possível Vencer conta com a atuação direta dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a sociedade civil. 

Jovem com pistola 9mm na cintura é detido pela guarda municipal, em Foz do Iguaçu

Um outro jovem que estava com o detido foi encaminhado à delegacia como testemunha...
  • Foz do IguaçuLuiz OliveiraTribuna Popular
  • Imprimir
  • Diminuir FonteAumentar Fonte
Servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu detiveram dois jovens durante um patrulhamento comunitário na tarde de ontem (23) e apreenderam uma pistola calibre 9 mm com onze munições intactas, em Foz do Iguaçu.
A abordagem aconteceu na Rua Valdomiro Faremberg, no Bairro Jardim Bandeirantes, região de Três Lagoas.
Os servidores suspeitaram das atitudes de Maicon Rodrigues de Araujo, 19 anos, e de outro rapaz identificado apenas como Paulo. Em revista pessoal, a arma foi encontrada na cintura de Maicon, que recebeu voz de prisão e foi conduzido à 6ª SDP (Subdivisão Policial) por porte ilegal de arma de fogo. 
Paulo foi encaminhado a delegacia como testemunha. O jovem foi ouvido e liberado na sequência.
Confira mais imagens
Anúncios:

Guardas escoltam coletores de lixo durante a paralisação em Piracicaba


Greve por aumento salarial completou 13 dias nesta quarta-feira (23).
Empresa e funcionários têm audiência marcada no TRT para conciliação.

Do G1 Piracicaba e Região
7 comentários
Coletores de lixo são escoltados por guardas municipais em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)Coletores de lixo são escoltados por guardas municipais em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
Os coletores de lixo que estão em atividade em Piracicaba (SP) são escoltados por guardas municipais para evitar incidentes com a população, segundo agentes da corporação. Em greve desde a quinta-feira (10), os trabalhadores pedem aumento salarial de 20%. Nesta quarta-feira (23), às 14h, está marcada audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas (SP) para tentar conciliar as partes e terminar a paralisação.
Nesta terça-feira (22), por volta das 23h, um caminhão de lixo era escoltado por um carro da Guarda Municipal enquanto fazia o trajeto pela Rua Voluntários de Piracicaba, no Bairro Alto. De acordo com os guardas, os caminhões são escoltados para que não haja problemas com parte da população que desaprova a greve. Até aquele horário, nenhum incidente havia sido registrado.
Conforme informações da Prefeitura de Piracicaba, cinco caminhões de lixo da cidade de Cotia (SP) são acompanhados pela Guarda. Estes coletores trabalham no período noturno, após as 22h30. O Executivo informou ainda que o site da Prefeitura publica diariamente, no final da tarde, por quais bairros a coleta noturna irá passar.
Lixo acumulado durante greve dos coletores de Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Lixo acumulado durante greve dos coletores
de Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Greve há 13 dias
A greve dos coletores iniciou na noite da quinta-feira e, desde a primeira manhã da paralisação, já era possível ver os sacos de lixo acumulados nas calçadas e lixeiras. Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 20% na data-base, que ocorreu em março, mas a empresa ofereceu 10%, de acordo com o sindicado da classe. Em janeiro, coletores fizeram outra paralisação e só conseguiram antecipar 7% dos 10% previstos para março.
Os coletores e a empresa fizeram uma reunião no TRT em Campinas e houve várias assembleias, mas todas as propostas dos empregadores foram recusadas pelos trabalhadores.

Guardas municipais fazem protesto em Manaus por melhorias trabalhistas


Ato causou lentidão na passagem de veículos na Avenida Brasil.
Manifestantes devem permanecer em frente à Prefeitura de Manaus.

Diego ToledanoDo G1 AM
2 comentários
O ato iniciado na manhã desta terça reuniu cerca de 70 manifestantes  (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)O ato iniciado na manhã desta terça reuniu cerca de 70 manifestantes (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)
Dezenas de guardas municipais realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (29) em frente à sede da Prefeitura de Manaus, na Zona Oeste da capital. O ato causou lentidão na passagem de veículos na Avenida Brasil. O protesto é pacífico.
O protesto reuniu cerca de 70 manifestantes. O presidente da Associação de Guardas Municipais, Domingos Torres, disse que os agentes decidiram fazer a mobilização para chamar a atenção das autoridades para problemas trabalhistas enfrentados pela categoria.

Ato causou lentidão na passagem de veículos na Avenida Brasil (Foto: Diego Toledano/G1 AM)Segundo Torres, a categoria luta por melhores condições de trabalho, reformulação do estatuto dos guardas, maior segurança aos agentes em serviço nas ruas, além de reajuste salarial. Eles também cobram pagamentos de horas extras, auxílio fardamento, uso de armamento letal e não letal, e aumento do efetivo que, segundo ele, é de pouco mais de 500. Domingos Torres afirma que 3 mil agentes seriam necessários para atender a demanda da cidade.

Segundo o presidente, os manifestantes devem permanecer em frente à Prefeitura até que uma equipe seja recebida pelo prefeito Artur Neto. A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou ao G1 que uma equipe da Prefeitura de Manaus deve receber uma comissão de representantes dos manifestantes.
Ato causou lentidão na passagem de veículos na Avenida Brasil (Foto: Diego Toledano/G1 AM)
Trânsito
Por volta das 10h20, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) registrava lentidão na via. Os manifestantes ocupavam a Avenida Brasil, no sentido centro/bairro. A passagem de veículos no local ficou prejudicada e agentes precisaram ser acionados para controlar a tráfego no local.

PMs protestam
Um grupo de policiais militares bloqueou a Avenida Lóris Cordovil, na Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã de segunda-feira (28). Eles iniciaram o protesto na madrugada. Segundo a Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), cerca de 1 mil PMs participam do movimento que se concentou na Arena Amadeu Teixeira, ao lado da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo. O movimento encerrou depois que os manifestantes aceitaram entrar em acordo com o Governo do Estado. Após o encontro que ocorreu no fim da manhã, Melo afirmou que a lei de promoções da corporação será revisada.
tópicos:

Olarte anuncia 8% para guardas, vale alimentação 65% maior e fardamento


Olarte dará fardamento para guardas, que antes tinham de pagar do próprio bolso (Foto: Marcelo Victor)Olarte dará fardamento para guardas, que antes tinham de pagar do próprio bolso (Foto: Marcelo Victor)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) anunciou, na manhã deste sábado, durante reunião com cerca de 350 guardas municipais, no ginásio Guanandizão, reajuste de 8% para a categoria, retorno do vale alimentação com reajuste de 65% e a concessão de auxílio fardamento de R$ 80,00 por mês. Campo Grande tem 1.371 guardas municipais.
Na parte salarial, o reajuste de 8% foi concedido para a maioria das categorias de servidores municipais. Em relação aos guardas, a remuneração básica da categoria será elevada de R$ 751,00 para R$ 811,00.
Com o retorno do vale alimentação e com reajuste, segundo o subcomandante da Guarda Municipal, Samuel Pires, o valor do benefício passará de R$ 93,00 para R$ 150,00, a ser pago juntamente com a remuneração mensal. O pagamento do vale alimentação, conforme Pires, tinha sido suspenso na gestão de Alcides Bernal (PP).
Quanto ao fardamento, o subcomandante da Guarda Municipal informou que desde 2009 os integrantes da corporação tinham de arcar com essa despesa com valores do próprio bolso. “Os guardas tinham de comprar. A partir do mês que vem será pago pela prefeitura R$ 80,00 por mês para os guardas adquirirem o fardamento”, informou.
Samuel Pires disse que, com os anúncios feitos hoje pelo prefeito Gilmar Olarte, os guardas municipais da Capital “deixam de ser meros guardadores de patrimônio e passam a ser guardadores do munícipe e atuando intrinsecamente no combate às drogas”
.

Guardas municipais são suspeitos de tentativa de homicídio; veja vídeo


Rapaz foi atingido no braço, em Florianópolis; ação foi registrada em vídeo.
Caso é apurado pela Polícia Civil e pela Secretaria Municipal de Segurança.

Do G1 SC
1 comentário
Dois agentes da Guarda Municipal deFlorianópolis são suspeitos de tentar assassinar um jovem de 25 anos. O caso é apurado pela Polícia Civil e pela Secretaria Municipal de Segurança. A ação ocorreu em frente a um prédio na região continental da capital catarinense na madrugada do último dia 12 de abril. Porém, imagens das câmeras de segurança do edifício foram divulgadas nesta sexta-feira (2) (veja ao lado).
A ocorrência é investigada pela 4ª Delegacia de Polícia da Capital, que instaurou um inquérito policial para apurar a responsabilidade criminal do fato. A Secretaria Municipal de Segurança informou que abriu um processo disciplinar parar averiguar a responsabilidade funcional dos dois agentes na ação.
Imagens de câmeras de segurança registraram ação (Foto: Divulgação)Imagens de câmeras de segurança registraram
ação (Foto: Divulgação)
Conforme o secretário Raffael de Bona, o Município tem conhecimento do caso há pelo menos uma semana. Ele disse que os guardas foram "imediatamente suspensos" da função e que as armas usadas pela dupla - duas pistolas 380 - foram entregues para a delegada Isabel de Oliveira, titular da 4ª DP, e serão encaminhadas para a perícia.
Ainda de acordo com o secretário, o rapaz foi atingido no braço e passou por cirurgia para retirada da bala. "Felizmente, o garoto está bem e não houve nenhum dano mais sério. Mas tomamos todas as providências que cabiam à Secretaria", declarou Bona. A identidade do jovem e nem os nomes dos agentes não foram revelados.
tópicos:
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!