quinta-feira, 27 de junho de 2013

Guardas não tinham capacetes', diz secretário sobre conflito em Sumaré

Guardas não tinham capacetes', diz secretário sobre conflito em Sumaré


Vereadores irão entregar ofício que pede equipamentos para corporação.
Polícia Militar nega que tenha demorado para conter vândalos na Câmara.

Do G1 Campinas e Região

Manifestantes se concentram no início da noite em frente à Câmara de Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)Manifestantes se concentram na Câmara de
Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)
Após as manifestações que terminaram em depredação do prédio da Câmara de Sumaré (SP), os guardas municipais denunciaram a falta de equipamentos de segurança e armamento para conter os vândalos. Um ofício, assinado pelos vereadores da cidade, será encaminhado à Prefeitura nesta quarta-feira (26), exigindo coletes, escudos e bombas de efeito moral. O secretário de Segurança Pública do município, Luiz Carlos Piazentin, admitiu a falta de estrutura. "Os guardas não tinham capacetes", disse. Três guardas e um PM ficaram feridos durante o confronto.
Durante os protestos na noite de terça-feira (25), um grupo de vândalos atirou pedras e quebrou vidraças do prédio da Câmara. Os guardas municipais foram atacados sem revidar, pois estavam armados apenas com cassetetes. Antes do confronto, os participantes da manifestação pacífica entregaram uma lista de reivindicações aos vereadores, exigindo melhorias no transporte público da cidade.
O presidente da Câmara, Dirceu Dalben, informou que os guardas não tinham escudos e nem coletes à prova de balas para proteção durante o confronto. “Eles vieram com a cara e a coragem, não tinham como conter a manifestação, há tempos eles reclamam da falta de investimento”, explicou. No entanto, Piazentin, afirmou que a corporação estava em condições de evitar a invasão da Câmara. "Eles cumpriram o trabalho, onde os guardas estavam não houve invasão, nós vamos continuar protegendo o patrimônio público, é difícil, mas estamos fazendo", explicou.
Tropa de choque retira baderneiros da frente da Câmara de Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)Tropa de Choque enfrenta manifestantes na Câmara de Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)
16 anos sem investimentos
Durante entrevista coletiva na manhã desta quarta, a prefeita de Sumaré, Cristina Bredda Carrara, afirmou que está buscando investimentos para a segurança pública. "A Guarda Municipal está nessa situação há 16 anos, agora estamos tentando reverter, armas estão chegando e estamos fazendo o possível dentro das limitações do orçamento", disse. Sobre a ação da corporação durante a tentativa de invasão no prédio do Legislativo, a prefeita garantiu que foi correta e dentro da função da Guarda.
A chefe do executivo disse ainda que vai receber membros dos grupos manifestantes nesta quinta-feira (27) para debater os problemas no transporte público da cidade. "Uma equipe está analisando se é possível a diminuição no preço na tarifa", afirmou.
Estilhaços da porta de entrada da Câmara de Sumaré (Foto: Reprodução / EPTV)Estilhaços da porta de entrada da
Câmara de Sumaré (Foto: Reprodução / EPTV)
Demora da PM
Dalben informou que os vereadores acionaram a Polícia Militar quando perceberam que os vândalos estavam tentando invadir o prédio. No entanto, segundo ele, a Tropa de Choque demorou cerca de uma hora para chegar ao local e conter a manifestação. "O tempo que demorou foi o necessário para os vândalos atacarem o prédio, ficamos presos aqui".
"Estamos desarmados, não tem bomba, estamos esperando o apoio da Polícia Militar. Segundo o comando a Polícia Militar iria apoiar a gente”, disse o guarda Rodrigo Ruiz, que estava dentro da Câmara durante a depredação do prédio. O secretário de Segurança Pública de Sumaré afirmou que não houve demora na chegada da PM.
O comando do 48º Batalhão da PM, responsável pela ação, garantiu que o trabalho da Tropa de Choque foi adequado e dentro do esperado. Quanto a demora, a PM informou que atendeu a ocorrência assim que foi chamada para conter os manifestantes, já que a proteção do prédio público é de responsabilidade da Guarda Municipal. Ainda segundo o comando da PM, a expectativa era que o protesto seria pacífico, devido a negociação entre a Secretaria de Segurança Pública e a liderança da manifestação.
Vândalos depredaram fachada de loja no camiho do protesto em Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)Vândalos depredaram fachada de loja
em Sumaré (Foto: Reprodução EPTV)
Prejuízos
Segundo a filha da dona de uma loja que ficou com a porta de vidro destruída por vândalos, Priscila Caroline Batista, a seguradora foi quem avisou da tentativa de saque. Ela explica que ficou no comércio antes do horário que estava previsto o início das manifestações. Além disso, as vendedoras retiraram preventivamente os produtos da vitrine. "Ninguém é contra a manifestação, mas esse vandalismo atrapalha. Mas, novamente a polícia não conseguiu fazer nada”, desabafa afirma Priscila. Os vândalos não conseguiram invadir a porta de aço.
"Tentei impedir, comecei a gritar e foi quando os policiais vieram e conseguiram conter a ação", disse. A saladeira afirma que um grupo formado por seis menores veio correndo e começou a arremessar pedras para arrombar a porta de vidro. “Estava na esquina com meus filhos, quando eles vieram e começaram a quebrar. Eles não me bateram, mas ameaçaram e falavam que iriam levar os produtos”, explicou a saladeira Patrícia de Fátima Donaire.
De acordo com o capitão do 1° Comando da Polícia Militar André Eduardo Rosário, além da agência bancária e das lojas, os suspeitos também atiraram pedras no prédio da polícia. "A ação da polícia começou após as solicitações. Um pequeno grupo resolveu reprimir contra a PM, mas não houve nenhum ferido tanto da polícia como dos civis", afirmou. Uma vidraça do prédio da Prefeitura também foi atingida. Segundo a PM, quatro homens foram detidos, sendo dois deles menores de idade


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!