segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MS-Guarda Municipal de Corumbá comemora 20 anos nesta semana

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (14) a Semana da Guarda Municipal de Corumbá que, completa 20 anos de criação no próximo dia 18. A data será lembrada com uma série de atividades envolvendo a guarnição, composta por 248 pessoas, sendo 203 homens e 45 mulheres. A programação começou hoje, com um ato no auditório da Prefeitura Municipal, e a campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de Corumbá, que será repetida amanhã (15). Criada em 18 de dezembro de 1989, a Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil que tem como missão legal a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É uma das mais antigas do Brasil e desenvolve regularmente no município serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além de oferecer apoio aos diversos serviços, incluindo fiscalização e rondas motorizadas. Em Corumbá, a instituição foi bastante valorizada pela atual administração. Conta com estatuto próprio, um instrumento legal que permite cumprir com eficiência e presteza as ações vinculadas à missão constitucional, além de oferecer aos integrantes da corporação oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O dia da instituição foi instituído pela lei 1.952/2007, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

SP-OSASCO-Guarda municipal é morto a tiros por PMs em Osasco

SÃO PAULO - Um guarda municipal foi morto a tiros por policiais militares em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Ataíde Oliva de Araújo, de 53 anos, e a mulher dele caminhavam numa rua na Vila São Francisco, e encontraram quatro jovens. Entre eles, o filho de um assaltante morto pelo guarda há cerca de dez dias, ao tentarem invadir a casa dele. Houve discussão e ps jovens agrediram o guarda, que reagiu sacando a arma, e atirando em direção ao chão.

Segundo o comando da Guarda Municipal de Osasco, a polícia foi chamada e ao, chegar ao local, encontrou o guarda ainda segurando a arma. Os policiais disseram que deram voz de prisão e o guarda reagiu e atirou contra a viatura. Então, revidaram. Os policiais militares argumentam que agiram em legítima defesa

- Foi dada voz de prisão, ele resistiu à prisão, disparou contra a equipe, houve revide, em legítima defesa - disse o major da PM Vagner Serafim Queiroz, major da PM.

Mas a mulher do guarda afirma que o marido foi baleado sem motivo. Gilson Menezes, diretor da Guarda Municipal de Osasco, diz que o guarda municipal recebeu 17 tiros e que houve excesso por parte da PM. Segundo Menezes, a mulher de Araújo disse que ele sequer teve tempo de sacar a arma, mas ela foi apresentada na delegacia com três tiros deflagrados.

Ataíde de Araújo chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A polícia civil apreendeu as armas do guarda civil e também dos policiais militares, além de abrir inquérito para investigar o crime. O caso será acompanhado pela Corregedoria da PM.

- Diante da leitura, mesmo que superficial do ocorrido, podemos confirmar que houve execução e excesso da polícia militar, isso de uma forma muito contundente - disse o diretor da GCM

GOIÂNIA ,GO-

MINISTRO TARSO GENRO PARTICIPA DE SOLENIDADE NO PAÇO MUNICIPAL

Na próxima quarta-feira (16), a partir das 9h30, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, participará da solenidade no Paço Municipal. O encontro será realizado para assinar o convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Além da Capital, Trindade e Senador Canedo também assinarão o convênio.

DIANTE DESTA NOTICIA DEVEMOS PERGUNTAR A ELE ,ATE QUANDO ESSE TIPO DE ATROCIDADE VAI ACONTACER? E QUANDO IREMOS ''JOGAR NO MESMO TIME'', O DA SEGURANÇA PUBLICA, EM PROL DO CIDADÃO E NAO SOMENTE O DA PM POR ELA PROPRIA COM SEU ''MONOPOLIO'' DE CONVENIOS E CONCEÇOES,ETC ,ALEM DE DESVIOS DE FUNÇÃO QUE A PM TEIMA EM FAZER SE ACHANDO A DONA DO MUNDO E QUE OS BANDIDOS SÃO SOMENTE SEUS?

ACORDEM PRA REALIDADE PMs. SÓ VOCÊS AGEM ASSIM,QUE VERGONHA!

ATE QUANDO MINISTRO???

Governo Federal anuncia investimentos para segurança pública com cidadania em Pinhais

O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart e o secretário municipal de Governo, José Martins participaram na última semana do I Seminário de Prevenção da Violência: Avanços e Desafios do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O evento, resultado de uma parceria com a UNESCO, reuniu governadores, prefeitos, parlamentares, acadêmicos, organizações da sociedade civil e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Recentemente, Pinhais foi anunciado como um dos onze municípios brasileiros contemplados com o Pronasci que visa investimentos para combater a criminalidade através de ações preventivas e socioeducativas. O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão. São 94 ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade. Os públicos-alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. "Com o Pronasci teremos a possibilidade de viabilizar recursos para equipar a Guarda Municipal e implementações voltadas a cidadania", comentou o secretário de Governo, José Martins. Durante o evento, mais de 400 participantes debateram as perspectivas para a prevenção da violência, orçamento e política de estado para a segurança e experiências exitosas do Pronasci, como, por exemplo, o policiamento comunitário e pacificador. Já o Ministro da Justiça, Tarso Genro em encontro com o prefeito Luizão afirmou que pretende vir até a capital paranaense para o lançamento oficial do Pronasci no Estado. “Este programa é de grande importância para Pinhais. Queremos aproveitar ao máximo para investir na segurança preventiva que é um dos principais anseios da nossa população”, disse o prefeito. Guarda Municipal Em breve, Pinhais contará com o trabalho da Guarda Municipal. Os testes para a contratação dos guardas já chegou em sua fase final. Com o trabalho da Guarda, o município conseguirá oferecer o serviço de vigilância no patrimônio público municipal, parques, jardins, praças, escolas e demais locais. Sua principal finalidade é exercer o policiamento preventivo e comunitário e auxiliar no trabalho das Polícias Militar e Civil em combate à criminalidade
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!