terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Quadrilha fortemente armada rende GM e estoura caixa eletrônico da Prefeitura de Itupeva

Por volta das 22 horas da noite desta segunda-feira (30), uma quadrilha fortemente armada invadiu a Prefeitura Municipal de Itupeva com o intuito de roubar o dinheiro de caixas eletrônicos. No local existem duas agências bancárias, porém, os ladrões tornaram alvo um dos caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal, por este ficar localizado na parte externa da agência. Um guarda municipal fazia plantão no momento do crime, porém, foi rendido quando fechava o portão do estacionamento, que dá acesso aos fundos do local. Antes de entrar no Paço Municipal, os bandidos se preocuparam em quebrar as câmeras de segurança, com o objetivo de impedir que a ação fosse gravada. Com maçaricos e botijões de gás, cinco bandidos armados entraram no prédio e passaram a cortar a frente de aço de um dos caixas. Durante toda a operação, o Guarda Municipal permaneceu algemado e diante graves ameaças de morte.Os criminosos utilizaram uma lona para proteger os vidros e, com isso, que a claridade produzida pelos maçaricos não fosse avistada pelo lado externo da Prefeitura.Após alguns minutos no interior do prédio, os marginais suspeitaram de que alguém poderia chegar e, mediante uso de rádio comunicadores, entraram em contato com ‘comparsas’ que possivelmente estariam na cobertura do crime, pelo lado de fora da Prefeitura.Os elementos fugiram do local levando colete, telefone celular, uma arma e o rádio comunicador (HT) do GM. Eles abandonaram no local, dois botijões de gás, cilindro de oxigênio, mangueiras e a lona que foi utilizada, tomando rumo ignorado. Aparentemente, os meliantes não conseguiram subtrair o dinheiro do caixa, porém, tal informação só seria confirmada após perícia técnica, que seria realizada nos equipamentos na manhã de terça-feira. Logo após a fuga dos marginais, o GM conseguiu comunicar o fato e chamar a Polícia Militar, tendo comparecido os PM’s Silveira, J. Carlos e Alan, ambos sob o comando do cabo Silvio e apoiados pelo Sargento Evangelista e pelo soldado Mauro, como também pelos GM’s Alves e Rodrigues.

Curitiba terá reforço na segurança no Centro da cidade

O movimento maior no comércio da Capital e do Estado por conta do pagamento da primeira parcela do 13º salário para muitos trabalhadores, já atrai a atenção de marginais. A própria polícia alerta que esta época é a favorita para a atuação de batedores de carteira e assaltantes nas ruas. De olho neste fato, a Polícia Militar lança no final da tarde de hoje a Operação Natal, de reforço na segurança nos principais pontos de comércio de Curitiba. O lançamento acontece na Praça Rui Barbosa, às 18 horas.A polícia vai realizar policiamento em áreas comerciais das principais cidades do Estado como próximo a feiras, bancos, praças, calçadões, lojas e todo lugar de concentração de pessoas. O objetivo é prevenir e coibir a prática de ações criminosas, proporcionando segurança e tranquilidade à população paranaense no período de compras e festas natalinas. As atividades serão realizadas até o final de dezembro.Na operação serão desenvolvidos todos os tipos de policiamento ostensivo, os quais serão aplicados por policiais a pé, motorizados, com ações de permanência e presença (viaturas e motos), com a participação de todas as unidades da PM. A operação será lançada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, pelo comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Jorge Costa Filho, e pelo comandante do Policiamento do Interior, coronel Sérgio Filardo.Guarda Municipal — A Guarda Municipal de Curitiba também vai reforçar a vigilância nos principais pontos da cidade nesta fase do ano. Até a quinta-feira, a operação especial de fim de ano deve estar nas ruas. Ontem, a coordenação da Guarda Municipal de Curitiba fazia a montagem das escalas de trabalho dos guardas, que neste ano terá o reforço dos novos membros da corporação, que se formaram no mês passado.A partir de hoje, o comércio de Curitiba tem horário especial de funcionamento. Até o dia 23 de dezembro próximos, as lojas do comércio de rua de Curitiba poderão ficar abertos de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas; aos sábados (dias 5, 12 e 19), das 9 às 21 horas; aos domingos (dias 6, 13 e 20), das 10 às 19 horas, e no dia 24, véspera de Natal, as lojas poderão abrir das 9 às 18 horas.

Maceió deve ser mantido credenciado ao Pronasci

Maceió é um dos municípios brasileiros com grandes chances de, mais uma vez, manter-se credenciado para receber recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A boa notícia foi anunciada hoje pela manhã, reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), pela representação do Pronasci, em Alagoas. “Os projetos ainda estão em fase de análise, mas é possível adiantar que , ao contrário do estado, Maceió conseguiu ultrapassar o índice de 30% mínimo exigido de execução dos projetos em curso, um dos condicionantes para o acesso a novos recursos”, explicou Queila de Brito. Um dos quatro projetos em curso no município que recebem recursos do Pronasci é o próprio GGIM, cujos integrantes, na reunião desta segunda-feira dividiram-se em dois grupos temáticos, sendo um para fazer uma coleta dos dados, de diagnóstico e outro para formação e qualificação. "O GGIM é um elemento de ligação do município com o Pronasci. Por isso, precisamos fortalecê-lo investindo em capacitação dos seus integrantes", afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro. O município também conta com recursos do Pronasci em outros três projetos para capacitação e aparelhamento da Guarda Municipal e Implantação do Projeto de Esporte, este último executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Para Montenegro, o município está no caminho certo para contribuir com o Estado no enfrentamento da violência, com políticas preventivas devidamente articuladas. “O prefeito Cícero Almeida caminha para frente e já sinalizou, quando criou a Semdisc, que os índices negativos da segurança pública incomodam, mas, não arrefecem o papel do município na execução de uma política preventiva de segurança comunitária”, afirmou Montenegro. Próxima reunião O GGIM volta a se reunir no próximo dia 21, às 9 hora,s no gabinete do prefeito Cícero Almeida, quando representantes do Pronasci vão apresentar, em detalhes, o andamento das ações das ações realizadas em parceria com o município. Além da Semdisc e da representação do Pronasci, integram o GGIM o próprio prefeito Cícero Almeida e representantes da Secretaria do Gabinete do Prefeito, da Semdisc, do Corpo de Bombeiros Militar,da Procuradoria Geral do Município, da Guarda Municipal, da Polícia Civil de Alagoas, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esportes, de Economia Solidária, Assistência Social, da Fundação Municipal de Cultura, da Coordenadoria de Defesa Civil, da Policia Militar de Alagoas, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Guarda municipal leva pedrada e tem perna quebrada em operação no entorno do Maracanã

RIO - Um guarda municipal foi agredido e teve a perna quebrada na Praça Genera Emílio Garrastazu Médici, no entorno do Maracanã, onde jogam Fluminense e Vitória no fim da tarde deste domingo. Os guardas realizavam uma fiscalização do comércio ilegal quando foram surpreendidos por torcedores tricolores. Identificado como Luiz Alberto, o guarda levou uma pedrada, sofreu fratura exposta e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde permanece internado. Segundo nota da Secretaria Estadual de Ordem Pública (Seop), houve uma operação de choque de ordem onde "a Guarda Municipal agiu com responsabilidade e determinação para conter os ânimos de baderneiros que tentavam impedir a fiscalização contra o comércio ambulante irregular no entorno do estádio".
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!